Trini de la Isla

Trini de la Isla

FRANCISCO TRINIDAD ÁNGEL, cantaor de flamenco conhecido como EL TRINI DE LA ISLA, nasceu em São Fernando (Cádiz) no ano de 1972. Desde muito jovem é aficionado por flamenco e inicia seu estudo com o maestro Manuel Soto “Sordera de Jerez”

Aos 22 anos começa a atuar profissionalmente com cante Flamenco em diferentes festivais e peñas flamencas de Andalucía. Nesta etapa, conquista o primeiro lugar no Prêmio “Tacita de Plata” de Cádiz e também no Prêmio “Camarón de La Isla” de São Fernando.

Em 2002 grava a discografia “Sólo Compás” de Cristina Hoyos. Também começa a trabalhar nos tablados mais importantes de Sevilla, Barcelona e Madrid, dedicando-se a cantar para baile.

Realiza tournés por diferentes países como Japão, Polonia, Italia, França, India, México, Suiça, Marrocos, entre outros, acompanhando renomadas companhias de flamenco. Trabalha em importantes festivais como Mont. de Marsan, Festival de Nimes, Potaje de Utrera, Cante Grande de La Puebla, Festival de Jerez, Festival de Las Minas, entre outros. É cantaor da Escuela de Flamenco Manuel Betanzos de Sevilla e do Conservatório Superior de Dança “Maria de Avila”, em Madrid.

Dentre os artistas com os quais compartilhou o palco, destacam-se Mercedes Ruíz, Andrés Peña, Rosario Toledo, Alejandro Granados, Alfonso Losa, Rafael de Carmen, Pastora Galván, etc. Realiza circuitos da Federação Andaluza Peñas Flamencas em diferentes pontos e casas flamencas de Andalucía.

Atualmente segue trabalhando nos tablaos mais conceituados na Espanha e em festivais e teatros localizados em diversos países, sendo requisitado por importantes companhias de baile flamenco e artistas figuras do panorama mundial. A crítica especializada o considera como um dos melhores e mais completos cantaores.