Nossa História

Nossa Historia - Feira Flamenca

“Há 11 anos, lutamos para promover o Flamenco fazendo o possível e o impossível para a realização da Feira Flamenca. Antes de tudo, somos três aficionadas que queremos ver crescer e desfrutar desta arte. Sempre!!!! Aos poucos vamos contando com mais colaboradores, porém ainda temos muitas atividades de planejamento, organização, direção e produção executiva, além de tentar desfrutar desta iniciativa também como bailaoras. Uma missão que assumimos com seriedade e muito amor, bastante desafiadora, mas extremamente compensadora.”

(Ana Paula Campoy, Carolina da Mata e Deborah Nefussi)

A Kabal Produções Artísticas é uma produtora especializada em eventos relacionados ao Flamenco, proporcionando sua documentação, pesquisa e difusão.

Fundada em 2008, hoje é dirigida pelas bailaoras Ana Paula Campoy, Carolina da Mata e Deborah Nefussi. Preza por um serviço eficiente e organizado, visando à expansão da arte flamenca no cenário cultural brasileiro.

Realiza a Feira Flamenca (de 2009 a 2020) e eventos como “Los Flamencos”, espaço de exposições e tablao do ENDA (2011), além de workshops internacionais com La China (2009, 2010 e 2011), Carmen”La Talegona” (2011), Pedro Córdoba (2012 e 2013), Alfonso Losa (2014 e 2015), Guadalupe Torres (2016), Jesus Carmona (2017), Encarna Anillo e Pituquete (2017), Alicia Marquez (2018), Lucia Alvarez La Piñona (2019) e Trini de La Isla (2019).

Em 2017, foi a instituição convidada para representar o Flamenco na América Latina durante a Mesa Redonda de Debate “Iberoamérica y Cadiz unidos por el Flamenco”, realizado pela Fundação Caja Sol, integrando a programação em comemoração ao Dia Internacional do Flamenco.

Linha do Tempo

2009

A Feira Flamenca foi idealizada entre quatro amigas bailaoras com o objetivo de incentivar o cenário do flamenco no Brasil. Inspirada em projetos anteriores como o “Encontro dos Amantes da Arte Flamenca”. A 1ª edição, em parceria com o Clube Paineiras do Morumbi, aconteceu em 08 de maio de 2009.

Reuniu diversos profissionais e amadores de São Paulo, oferecendo três salas de aulas simultâneas, um palco externo com atrações gratuitas, tendas com expositores de roupas e artigos flamencos, praça de alimentação com o Paellas Pepe, mostra de dança no teatro do clube e cursos com a Maestra internacional La China. Uma das atividades mais marcantes foi a histórica mesa redonda com os maestros Carmen de Ronda, Ana Esmeralda, Pepe de Córdoba, Mário Vargas e Yara Castro (também representando Laurita Castro), registrando, pela primeira vez, o encontro dos pioneiros do flamenco paulistano.

2009

2010

Com o sucesso da edição anterior, o segundo ano foi planejado e realizado de forma semelhante, atraindo visitantes de outras cidades do estado. Retorna ao Brasil a maestra La China, ministrando workshops e cursos para níveis Basico, Intermediário e Avançado. É a primeira vez no Brasil que esta grande figura do flamenco palestra sobre sua trajetória, marcando com grande emoção o evento com sua história e conselhos. Somam-se às atrações a biblioteca, com um acervo de livros e documentos sobre o flamenco e o concurso Novos Talentos.
2010

2011

O terceiro ano tem como atrações internacionais a Maestra La China e Carmen La Talegona, ambas ministrando workshops e cursos. O formato já consolidado do evento atrai visitantes de diversos lugares do Brasil. As mesas redondas marcam um período de debates e reflexões quanto ao ambiente flamenco brasileiro, procurando analisar e sugerir possíveis ações.

Na parte de entretenimento, o público acompanha apresentações de grupos amadores e profissionais e juergas dos professores do evento. No palco aberto a banda Khamambe é um dos grandes destaques.

2011

2012

Em 2012, o maestro Pedro Córdoba ministra cursos e workshops. Também é o primeiro artista internacional a realizar um show na Feira Flamenca proporcionando uma experiência única para todos os artistas que e o acompanharam em cena, bem como ao público presente.

Os expositores de roupas e acessórios flamencos ocupam o espaço central do evento com muitas ofertas de produtos.

2012

2013

Mais um ano com estudos e apresentação do maestro Pedro Córdoba. Desta vez, com uma proposta coreográfica integrando elenco nacional, além de seus solos incríveis.

As aulas seguem com diversas ofertas e muitos aficionados de outros estados brasileiros passam a frequentar a Feira Flamenca.

É a primeira vez que o evento traz uma temática geral, abordando conteúdos de culturas que influenciaram a dança flamenca como os estilos indianos e árabes. Uma sugestão muito interessante para completar a vasta grade de aulas.

A biblioteca flamenca disponibiliza livros históricos e acesso online à plataforma de ensino do maestro Alfonso Losa.

2013

2014

Em 2014, inicia-se uma nova fase da Feira Flamenca, em um espaço mais intimista. A escola Milena Malzoni Dance Center passa a ser a nova casa, com 2 salas de aulas para abrigar as oficinas nacionais e cursos internacionais. Na terceira sala concentram-se os expositores, com ofertas incríveis de roupas de aula, figurinos, sapatos e acessórios flamencos.

A parte gastronômica segue com a presença marcante do Paellas Pepe, além de comidas veganas e estande de sobremesas.

É realizada a primeira Pena Flamenca da Feira, com apresentação de bailes e explicações quanto à linguagem de tablado. Uma metodologia inovadora, condizente com as necessidades e o perfil do ambiente flamenco brasileiro.

Além de muitos professores de flamenco brasileiros, a edição recebeu Alfonso Losa como artista internacional convidado. A atriz Clarisse Abujamra também ministrou cursos de dramatização com foco no baile flamenco.

2014

2015

Em 2015, seguindo sugestão do maestro Alfonso Losa é realizado o I Certamen da Feira Flamenca. Com o intuito de orientação aos bailaores e, também, analise do ambiente de tablado, estava dividido nas categorias amadores e profissionais. Compuseram o júri o maestro Alfonso Losa, que retornara a Feira como maestro internacional convidado, e o flamencólogo Juan Vergillos, que também ministrou cursos sobre a história do baile flamenco.

O show internacional foi realizado no Teatro Itália com a participação do elenco do Oro Molido (com coreografia de Carmen la Talegona) e do incrível bailaor Alfonso Losa, bailando por Siguiriya e uma Solea inesquecível.

2015

2016

O ano de 2016 foi marcado pelo estudo do baile feminino, com aulas da maestra Guadalupe Torres, uma das referencias da geração atual.

Mantendo a tradicional estrutura do evento, com oficinas nacionais, expositores, praça de alimentação, Certamen de Baile, Mostra de Dança e cursos internacionais.

2016

2017

A Feira Flamenca inicia neste ano nova parceria, com o grupo Anacã sediando o evento. A unidade do Morumbi Town contava com 2 salas de aulas para oficinas, um salão para expositores, área externa abrigando a Praça de Alimentação e um auditório com 150 lugares que, durante o dia, concentrava os workshops internacionais e, à noite, se transformava em palco para apresentações da Mostra de Dança, Certamen, recitais, show internacional e a pena dos professores.

Nesta marcante edição, estavam presentes os maestros Jesus Carmona, Encarna Anillo, Andres Pituquete, Flavio Rodrigues, Eugenio Romero e muitos outros artistas brasileiros. Um ano marcante para todos, com muitos ensinamentos e shows emocionantes.

2017

2018

Em 2018, a Feira Flamenca recebeu a maestra de Sevilla Alicia Marquez e o cantaor de Buenos Aires Maxi Serral. Um ano marcado com muito estudo sobre o baile, o cante e a linguagem flamenca.

Participantes de muitos lugares do Brasil lotaram as aulas de baile, bata de cola, abanico, manton e muitos outros temas. Novamente, os shows foram emocionantes, proporcionando uma vivencia única para o publico e todos os artistas presentes.

2018

2019

Ultimo ano da Feira Flamenca no Anacã Morumbi Town com duas grandes figuras do flamenco internacional: a bailaora Lucia Alvarez (La Pinona) e o renomado cantaor Trini de La Isla.

Muitos estudos sobre bata de cola, abanico e manton. Nas aulas de baile, além do estudo coreográfico a ênfase estava em esclarecer a comunicação entre bailaores e músicos.
As aulas de cante foram muito marcantes, apresentando as variações das famílias das cantinas, Tangos de extremadura, Cadiz e Granada.

Os cantores que acompanhavam os estudos puderem ser ouvidos pelo maestro Trini, recebendo correções e orientações para seus aprimoramentos.

2019

2020

Com a pandemia, a edição precisou ser cancelada, interrompendo um ciclo de anos. Uma decisão dura, mas importante para preservar a saúde e bem estar de todos.
2020

2021

A edição online foi uma das alternativas para seguir com as propostas e estudos do evento. Os maestros Alfonso Losa e Mercedes de Córdoba ministraram aulas à distância de técnicas e montagem de bailes. Além disso, uma importante conversa sobre seus preparos e rotinas como artistas, orientando para concursos ou mesmo no desenvolvimento de carreiras profissionais ou mesmo estudo para aficionados no Flamenco.

A edição também trouxe uma performance impressionante de Alfonso Losa, com seu baile único e potente.

2021

2022

A retomada das atividades presenciais foi feita com esperança mas, ainda assim, com cautela.

A edição batizada de “Tablao” reunia artistas da cena paulistana com foco no tablado, desta vez na cidade de Vinhedo, no Estúdio & Tablao Conarte Flamenco.

Aulas com diferentes professores seguindo uma linha metodológica integrando conteúdos. O resultado foram diversas orientações para um mesmo ritmo, enfatizando a montagem e desenvolvimento de bailes.

Foram propostos dois shows. Um reunindo os professores da edição e outro os destaques dos últimos Certamen em um encontro inédito e emocionante da nova geração.

2022

2023

Uma edição emocionante com a presença de Mercedes Córdoba. Uma grande artista e maestra, focada em corrigir e orientar todos os envolvidos.

As aulas nacionais seguiam uma linha temática unindo estruturas de um mesmo palo, permitindo ao aluno sair com referências para montagem de bailes.

Foram retomadas importantes atividades da Feira Flamenca como o Show Internacional, o Certamen e o Tablao dos Professores.

2023

2024

Vem aí, mais um capítulo dessa história…

2024