Mercedes de Córdoba
Mercedes Ruiz Muñoz, mais conhecida artisticamente como Mercedes de Córdoba é uma bailaora cordobesa nascida em 1980. Com apenas quatro anos começou a mostrar seus dotes de baile e com seis colaborou no filme “Montoyas y Tarantos”. Aos 17 anos se formou em Danza Española pelo Conservatorio Oficial de Arte Dramático y Danza de Córdoba, conseguindo uma classificação sobressaliente.
Além disso, estudou com grandes profissionais de dança e baile como Javier Latorre, Eva Yerbabuena, Javier Barón, Milagros Menjíbar, Manolete, Aída Gómez, Antonio Ruiz, entre outros.
Mercedes de Córdoba, com apenas 12 anos foi requerida por Javier Latorre para tourné pela França, junto com Eva Yerbabuena. Com 17 passou a integrar a Compañía Andaluza de Danza dirigida por José Antonio e que atuando na inauguração do Teatro Real de Madrid.
Com a companhia de Eva Yerbabuena estreou em 1998 o espetáculo “Eva”, entre outras obras que percorreram o mundo. Além de bailaora, também passou a coreografar peças, assumir o cargo de assistente de direção e das audições da renomada companhia. É importante destacar também sua etapa como membro e solista das companhias de Javier Barón e Joaquín Grilo.
Mesmo nesta intensa etapa de atuações em companhias, seguiu com sua trajetória como solista. Trabalhou em importantes festivais nacionais e internacionais como Mont de Marsan, Luxemburgo. Corral de Carbón, Festival del Cante Grande, Ciclos Flamencos de Cajasol, Festival de la Guitarra, entre outros.
Como diretora, assinou a obra “Sangre” dos irmãos Campallo, cujo a estreia foi na Bienal de Flamenco de Sevilla e no Festival de Jerez. Junto a Soraya Clavijo y Lucía La Piñona criou e estreou “6 Zapatos”. “Sin Más”, é um espetáculo próprio de Mercedes, apresentado em primeira mão no Festival Flamenco de Monterrey. Segue desenvolvendo este trabalho em escala mundial.
Neste ano, sua presença como diretora no Festival de Jerez em mais de um espetáculo destaca sua importante atuação na assessoria e criação de obras de excelente qualidade no ambiente flamenco.
Ainda assim, Mercedes segue com continuas atuações em tablaos renomados como Los Gallos, Casa Patas, Cordobes, entre outros. Também é reconhecida mundialmente como excelente maestra de baile, ministrando cursos em Hong Kong, Japão, Estados Unidos, México, Chile, Espanha, Marrocos, Holanda, França, Australia, entre outros países.
Dentre as premiações como bailaora destacam-se o 1º Premio Nacional por Alegrías de La Perla de Cádiz; o 2º Premio no Festival Internacional del Cante de las Minas e o 1º Premio del Concurso Nacional de Córdoba.