Oficinas Nacionais

As Oficinas Nacionais da 12ª Feira Flamenca além de serem boas oportunidades para conhecer alguns dos profissionais que atuam no cenário brasileiro, também foram pensadas para garantir uma experiência diferenciada aos visitantes. A metodologia sugerida é integrar técnicas de baile e/ ou elementos em determinadas estruturas de bailes tradicionais. O intuito é ensinar e corrigir o aluno tecnicamente na coreografia ou manuseio, mas também promover sua independência e até estimular a improvisação por meio da compreensão da musicalidade destes momentos da estrutura e oferecer dicas de como criar peças autorais para os mesmos.


Local: Estúdio Anacã – Morumbi

Av. Giovanni Gronchi, 5930 – 2º Piso – Morumbi, São Paulo – SP

10:00 h – Carolina da Mata – Remates por 4 tempos. NÍVEL: básico- intermediário.

Tema: Recursos de remates para Tangos; Tientos; Tarantos e demais palos de compasso quaternário.

10:00 h – Deborah Nefussi – Remates por 12 tempos. NÍVEL: intermediário- avançado

Tema: Recursos de remates para Solea por Bulerias, família das Cantiñas, Guajiras, Bamberas, Caña e demais palos estruturados no compasso composto de 12 tempos.

13:45 h – Mariana Abreu – Marcações e passeios por 12 tempos. NÍVEL: intermediário – avançado.

Tema: Sequências de marcações e passeios que podem ser aplicados por Solea por Bulerias, família das Cantinas, Guajiras, Bamberas, Caña e demais palos estruturados no compasso composto de 12 tempos.

10:00 h- Deborah Nefussi – Marcações e passeios por 4 tempos. NÍVEL: básico- intermediário.

Descrição: Sequências de marcações e passeios que podem ser aplicados por Tangos; Tientos; Tarantos e demais palos de compasso quaternário.

10:00 h – Carolina da Mata – Escobilla por 12 tempos. NÍVEL: intermediário – avançado.

Descrição: trechos por escobillas para Solea por Bulerias, família das Cantiñas, Guajiras, Bamberas e demais palos estruturados no compasso composto de 12 tempos. Serão observadas as frases musicais e eventuais adaptações das sequências para cada palo.

11:15 h – Carolina Zanforlin – Silêncio com abanico. NÍVEL: básico – intermediário.

Descrição: Montagem coreográfica de silêncio com abanico. Aplicação da técnica do elemento sobre a estrutura musical do silêncio por alegrias.

13:15 h – Eliane Carvalho – Silêncio com manton. NÍVEL: intermediário – avançado. Descrição: Montagem coreográfica de silêncio com manton. Aplicação da técnica do elemento sobre a estrutura musical do silêncio por alegrias.

14:30 h – André Pimental – Escobilla por 4 tempos. NÍVEL: básico – intermediário

Descrição: trechos por escobillas para Tangos; Tientos; Tarantos e demais palos de compasso quaternário. Serão observadas as frases musicais e eventuais adaptações das sequências para cada palo.

15:45 h – Jony Gonçalves e Miri Galeano – Palmas para Tablao. TODOS OS NÍVEIS.

Descrição: Trabalho de palmas e jaleos para acompanhar bailes. Experiências com demonstrações de ambos os profissionais, enfatizando a importância das palmas no cenário flamenco.